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Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023
Resumo: 1178-1

1178-1

A importância da retomada das atividades práticas em Microbiologia como instrumento motivador de aprendizagem

Autores:
Kelly Fernanda Seára da Silva (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca) ; Averlane Vieira da Silva (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca) ; Cledna Kaline dos Santos Duarte (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca) ; Emanuelly Beatriz Tenório Sampaio (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca) ; Jéssia Elem Cunha Barbosa (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca) ; Leonardo da Silva Santos (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca) ; Lidiany Alves Siqueira (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca) ; Maria Nicolle Pereira da Silva (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca) ; Mariana dos Santos (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca) ; Vanessa Daiany Vieira Medeiros (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Centro de Tecnologia CTEC) ; Vannêssa Rodrigues Teles Maia (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca) ; Alysson Wagner Fernandes Duarte (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca)

Resumo:
Didaticamente, a Microbiologia é a ciência que estuda os organismos que encontramos em todo o nosso ecossistema, incluindo o solo, a água, as plantas, etc e que somente podem ser visualizados ao microscópio. Além disso, os microrganismos participam de processos vitais de crescimento, geração de energia e de reprodução independente de outras células. No entanto, apesar de toda a importância e avanço, a Microbiologia é muitas vezes negligenciada provavelmente devido às dificuldades para a realização de aulas práticas o que distancia alguns estudantes da área. Durante o período pandêmico, parte das aulas da disciplina de Microbiologia foi lecionada totalmente no modo online, dessa forma muitos alunos nunca tiveram contato com atividades práticas. O objetivo, do referido trabalho, foi realizar diversas práticas de fácil reprodução na tentativa de minimizar essa lacuna. Durante o I Seminário de Microbiologia e Ecologia do Agreste Alagoano - I SEMEAL, realizado na Universidade Federal de Alagoas/Campus de Arapiraca foi ofertado o minicurso Microbiologia Aplicada o qual houve uma intensa procura por alunos de graduação que não tiveram nenhum acesso às aulas práticas de Microbiologia nos semestres letivos durante o auge da pandemia, alunos de graduação que estavam afastados da área e professores da rede pública interessados em implementar aulas práticas em suas escolas. Inicialmente, foi realizada uma breve contextualização teórica e em seguida as atividades práticas: Isolamento de microrganismos de diversas fontes utilizando swab estéril e inoculados em placas de Petri (celulares, bancadas, maçanetas, relógios, etc.), preparo e observação de lâminas pela coloração de Gram, preparo e visualização de lâminas de fungos, confecção de lâminas pelo microcultivo fúngico, realização e interpretação de antibiogramas. Após a incubação das placas de Petri por três dias, observou-se uma maior presença de microrganismos naquelas oriundas de celulares. Foram obtidos bactérias (com predominância de cocos Gram positivos), e fungos filamentosos e leveduriformes. Outro resultado importante obtido foi em relação ao feedback dos participantes. Eles se mostraram bastante entusiasmados durante a execução das atividades práticas e discutiram como poderiam replicar em seus respectivos locais de trabalho e a constatação das dificuldades enfrentadas na visualização dos agentes microbiológicos. Diante do exposto, é evidente a necessidade das aulas práticas para uma melhor assimilação dos conhecimentos teóricos abordados na Microbiologia. Verificou-se o entusiasmo dos participantes, principalmente devido à importância da Microbiologia na vida cotidiana, e como ela pode ser empregada nas mais diversas áreas.

Palavras-chave:
 Bactérias, Fungos, Isolamento, Práticas em Microbiologia